A técnica da pesquisa qualitativa utiliza, principalmente, dois instrumentos: grupos de discussão e/ou entrevistas em profundidade.
Grupos de discussão
Permite o exame qualitativo de opiniões, preferências e tendências. Consiste na reunião de 8 a 10 participantes recrutados conforme o perfil do grupo a ser avaliado. Com a mediação de um especialista (moderador), o grupo debate os tópicos de um roteiro pré-estabelecido. A dinâmica leva a um clima adequado à explicitação de idéias, associações livres, representações de imagens e experiências reveladoras das formas, por vezes complexas, pelas quais a percepção da população/mercado se constrói.
Entrevistas em profundidade – entrevistas individuais com roteiro pré-estabelecido, que permite aprofundamento no tema com a interação entre entrevistado (selecionado conforme perfil pré-definido) e entrevistador.
A pesquisa qualitativa possibilita:
- Testar e avaliar marcas.
- Identificar a imagem e perfil de administradores, gestores, políticos, personalidades e executivos.
- Levantar atributos simbólicos relativos a produtos e serviços.
- Estabelecer diferencial competitivo de produtos e testes de embalagens.
- Realizar pré-teste e recall
- Realizar diagnósticos situacionais.
- Definir estratégicas e discursos para campanhas políticas.
- Levantar subsídios para gerenciamento da marca e imagem.