Pesquisa QualitativaA técnica da pesquisa qualitativa utiliza, principalmente, dois instrumentos: grupos de discussão e/ou entrevistas em profundidade.Grupos de discussão
Permite o exame qualitativo de opiniões, preferências e tendências. Consiste na reunião de 8 a 10 participantes recrutados conforme o perfil do grupo a ser avaliado. Com a mediação de um especialista (moderador), o grupo debate os tópicos de um roteiro pré-estabelecido. A dinâmica leva a um clima adequado à explicitação de idéias, associações livres, representações de imagens e experiências reveladoras das formas, por vezes complexas, pelas quais a percepção da população/mercado se constrói.
Entrevistas em profundidade
Entrevistas individuais com roteiro pré-estabelecido, que permite aprofundamento no tema com a interação entre entrevistado (selecionado conforme perfil pré-definido) e entrevistador.
A pesquisa qualitativa possibilita:
- Testar e avaliar marcas.
- Identificar a imagem e perfil de administradores, gestores, políticos, personalidades e executivos.
- Levantar atributos simbólicos relativos a produtos e serviços.
- Estabelecer diferencial competitivo de produtos e testes de embalagens.
- Realizar pré-teste e recall
- Realizar diagnósticos situacionais.
- Definir estratégicas e discursos para campanhas políticas.
- Levantar subsídios para gerenciamento da marca e imagem.
Pesquisa QuantitativaA metodologia de pesquisa quantitativa permite colher dados sobre a frequência e a distribuição de comportamentos, atitudes, hábitos e tendências. É baseada em amostras estatisticamente representativas, permitindo a construção de tabelas de frequências simples, cruzamentos de variáveis e outros processamentos estatísticos necessários à análise dos resultados obtidos e à produção de relatórios com informação qualificada.
Com a pesquisa quantitativa é possível obter dados sobre:
- Motivadores de compra
- Perfil do consumidor
- Viabilidade de investimentos
- Demandas de clientes e cidadãos
- Tendências eleitorais
- Tendências e determinantes do comportamento do eleitor
- Satisfação em pontos de venda
- Clima organizacional de empresas e instituições
- Imagem institucional e organizacional
- Reputação Corporativa
- Traços da Identidade e Cultura Organizacional
- Gestão e desempenho de gestores públicos e privado
Cliente ocultoTécnica de pesquisa que consiste na entrevista realizada por um profissional ao ponto de venda/atendimento para, na posição de um cliente/cidadão, observar a prestação de serviço. A informação obtida permite a avaliação e análise da relação da empresa/instituição com o cliente/cidadão, orientando as correções e/ou inovações no processo de atendimento
Diagnósticos situacionaisPor intermédio de análises de dados secundários e primários, são realizados diagnósticos que propiciem aos gestores públicos, à sociedade civil e a empresas da iniciativa privada subsídios para a tomada de decisões sobre investimentos, políticas e programas e atenções especiais a seus diversos públicos.
GeomarketingIdentificação de potencial de mercado em uma determinada área geográfica, valendo-se do estudo das características da população, empresas estabelecidas e estrutura urbana.
Monitoramento e avaliação de projetos sociais e políticas públicasO monitoramento consiste em acompanhar a implementação e a rotina de desenvolvimento do projeto, valendo-se da coleta sistemática de aspectos chaves da implementação e execução e que são indicativos de como o programa está funcionando.Na fase de avaliação são medidos o impacto, a efetividade e a eficiência das intervenções sociais.