Pesquisa

Pesquisa Qualitativa
A técnica da pesquisa qualitativa utiliza, principalmente, dois instrumentos: grupos de discussão e/ou entrevistas em profundidade.

Grupos de discussão

Permite o exame qualitativo de opiniões, preferências e tendências. Consiste na reunião de 8 a 10 participantes recrutados conforme o perfil do grupo a ser avaliado. Com a mediação de um especialista (moderador), o grupo debate os tópicos de um roteiro pré-estabelecido. A dinâmica leva a um clima adequado à explicitação de idéias, associações livres, representações de imagens e experiências reveladoras das formas, por vezes complexas, pelas quais a percepção da população/mercado se constrói.

Entrevistas em profundidade

Entrevistas individuais com roteiro pré-estabelecido, que permite aprofundamento no tema com a interação entre entrevistado (selecionado conforme perfil pré-definido) e entrevistador.

A pesquisa qualitativa possibilita:

  • Testar e avaliar marcas.
  • Identificar a imagem e perfil de administradores, gestores, políticos, personalidades e executivos.
  • Levantar atributos simbólicos relativos a produtos e serviços.
  • Estabelecer diferencial competitivo de produtos e testes de embalagens.
  • Realizar pré-teste e recall
  • Realizar diagnósticos situacionais.
  • Definir estratégicas e discursos para campanhas políticas.
  • Levantar subsídios para gerenciamento da marca e imagem.
Pesquisa Quantitativa

A metodologia de pesquisa quantitativa permite colher dados sobre a frequência e a distribuição de comportamentos, atitudes, hábitos e tendências. É baseada em amostras estatisticamente representativas, permitindo a construção de tabelas de frequências simples, cruzamentos de variáveis e outros processamentos estatísticos necessários à análise dos resultados obtidos e à produção de relatórios com informação qualificada.

Com a pesquisa quantitativa é possível obter dados sobre:

  • Motivadores de compra
  • Perfil do consumidor
  • Viabilidade de investimentos
  • Demandas de clientes e cidadãos
  • Tendências eleitorais
  • Tendências e determinantes do comportamento do eleitor
  • Satisfação em pontos de venda
  • Clima organizacional de empresas e instituições
  • Imagem institucional e organizacional
  • Reputação Corporativa
  • Traços da Identidade e Cultura Organizacional
  • Gestão e desempenho de gestores públicos e privado
Cliente oculto
Técnica de pesquisa que consiste na entrevista realizada por um profissional ao ponto de venda/atendimento para, na posição de um cliente/cidadão, observar a prestação de serviço. A informação obtida permite a avaliação e análise da relação da empresa/instituição com o cliente/cidadão, orientando as correções e/ou inovações no processo de atendimento

Diagnósticos situacionais
Por intermédio de análises de dados secundários e primários, são realizados diagnósticos que propiciem aos gestores públicos, à sociedade civil e a empresas da iniciativa privada subsídios para a tomada de decisões sobre investimentos, políticas e programas e atenções especiais a seus diversos públicos.

Geomarketing
Identificação de potencial de mercado em uma determinada área geográfica, valendo-se do estudo das características da população, empresas estabelecidas e estrutura urbana.

Monitoramento e avaliação de projetos sociais e políticas públicas
O monitoramento consiste em acompanhar a implementação e a rotina de desenvolvimento do projeto, valendo-se da coleta sistemática de aspectos chaves da implementação e execução e que são indicativos de como o programa está funcionando.
Na fase de avaliação são medidos o impacto, a efetividade e a eficiência das intervenções sociais.